quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Antropologia - Ciência irmã caçula da Sociologia


Texto Base: Laraia, Roque de Barros - Cultura: Um conceito de antropólogo " A cultura condiciona a visão de mundo do homem"





A antropologia surgiu no final do século XIX, após o surgimento da sociologia e da revolução iluminista. Foi discutida na prática, com os primeiros trabalhos de Franz Boas, conhecido como o pai da antropologia.


Com a colonização* surgiram diversos textos que descreviam terras e povos "descobertos" , podemos citar a carta de Pedro Vaz de Caminha (carta do descobrimento do brasil). Esses textos ajudaram na criação da "teoria do bom selvagem" o qual citava que os indígenas viviam em estado de natureza e que esse estado servira de remédio para os males da civilização. O saber antropólogo sempre esteve presente cronistas, viajantes, soldados, missionários e comerciantes que discutiam, em relação aos povos que conheciam, suas culturas, seus hábitos, a forma como viviam.
Mediante essas descobertas houve o que podemos chamar de Choque Cultural ,deparar-se com o outro, com o diferente, novos valores, formas de se vestir,religiões, comer, jeito de ser. Esse choque ocasionou em tentativas de extermínio de pessoas que eram diferentes, não conseguir conviver com elas, por exemplo, pessoas homossexuais , negras e as que tinham diferentes religiões, ao mesmo tempo surgiu a tentativa de compreender as diferenças, o porque das diferenças, dos homens de todos os tempos e todos os tipo, assim nasceu a Antropologia.


* Colonizar - É ir a um país desconhecido dominar, retirar as suas riquezas , após transformada, a matéria prima é revendida pelos capitalistas por um preço bem maior.





Nenhum comentário:

Postar um comentário